Ilda de Fátima Ferreira Tinôco

Professora Titular – Construções Rurais e Ambiência – Departamento de Engenharia Agrícola
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1B

E-mail: iftinoco@ufv.br

Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/5167484637971756

Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-4557-8071

Scopus Author ID: 12785846200

Possui Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (1980), Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1988), Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e Pós-Doutorado na Iowa State University (2002), University of Kentucky – EUA (2002-2003), Universidade de Évora ? PT (2014); Università degli Studi di Firenze (2014-2015). Professora universitária ha 41 anos, atualmente é Professora Titular Voluntária da Universidade Federal de Viçosa, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Membro do Conselho Técnico Científico da AVIMIG. Foi Coordenadora brasileira, por 10 anos e pela UFV, do Convênio CAPES/FIPSE – Brasil-EUA com as University of Kentucky, Iowa State University e university of Illinois e Purdue University; Foi Coordenadora Técnico-Científico dos Convênios Guarda-Chuva entre a UFV e Universidade de Évora- Portugal, Universidade Nacional da Colômbia, Universidade CES- Colômbia, Iowa State University, University of Kentucky e Università degli Studi di Firenze – Itália. Foi fundadora, Coordenadora Geral e atualmente é membro da Comissão Coordenadora do AMBIAGRO (Núcleo de Pesquisa em Ambiência e Engenharia de Sistemas Agroindustriais); Foi presidente da Comissão Internacional do DEA-UFV e membro da Comissão de Pós Graduação em Engenharia Agrícola-UFV. Já orientou ou co-orientou cerca de 110 teses de doutorado e/ou dissertações de mestrado em Engenharia Agrícola. Tem experiência na Área de Engenharia Agrícola com ênfase em Engenharia de Construções Rurais e Ambiência, atuando principalmente nos seguintes temas: conforto térmico e sistemas de acondicionamento ambiente; ambiência, instalações e sustentabilidade na produção animal, qualidade do ar, bem-estar animal, resfriamento adiabático evaporativo e outros.